De acordo com o Governo do Estado, empreendimento é pioneiro no Brasil.
Local já iniciou atividades e une a geração de energia solar com a eólica.
![Parque híbrido de energia renovável em Tacaratu, PE (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)](https://lh3.googleusercontent.com/blogger_img_proxy/AEn0k_sDztV5yPG9l_D_x4kchTU-mkfR0fwo1iSh1VTmxwjNuwfwsb8zFl2WR_1_y8JIazPI1YCozLRwP1urACEiRCCQvPX0LnxsvpnvhlcEivCEWeym3j4WAr2Y7PjuMCW-Go_irp9714z-LIvLcS4WmCDbyUR9zclpYnHpq9jKStsGY9bkafREsgy9ubFImp-esL7A7BvWHY8xUraZvor4yMU3yIKwmrGxsDtZYdE7fIkGkDU=s0-d) |
Parque híbrido de energia renovável em Tacaratu, PE (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca) |
O primeiro parque híbrido do Brasil - que une a geração de energia solar e eólica - foi inaugurado nesta sexta-feira (25) em Tacaratu, na Região do São Franciso de Pernambuco, De acordo com a assessoria de imprensa do governo do Estado, as atividades já foram iniciadas no local.
Também segundo o departamento de Comunicação, o empreendimento é formado por duas usinas fotovoltaicas com potência instalada de 11 megawatts, sendo - a partir desta sexta - o maior parque fotovoltaico em operação no país. Além das usinas, há um parque eólico de 80 megawatts. Juntos, são capazes de gerar 340 gigawatt-hora por ano, volume suficiente para abastecer 250 mil residências. O investimento total no Complexo Fontes foi de em média R$ 660 milhões.
"Nesse momento, Pernambuco e Tacaratu aumentam em mais de 30% a capacidade instalada de geração de energia solar no país", disse o Secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Thiago Norões. O modelo híbrido se mostra viável em 60% do território pernambucano, conforme informou a assessoria do estado. Estão mapeados 762 gigawatts com potencial competitivo no estado, como aponta o Atlas Eólico e Solar de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário