sábado, 31 de outubro de 2015

Explosão de caixa eletrônico em Passagem Franca

Explosão de caixa eletrônico em Passagem Franca
Armamento apreendido pela polícia
Cerca de 15 homens armados com fuzis calibre 5.56 mm, 7,62 mm e pistolas.40 S&W entraram na cidade dispararam contra o DPM e explodiram o caixa eletrônico do Banco do Brasil. Tentaram explodir o do Bradesco. Mas sem sucesso. Um Sargento que estava em de folga foi avisado e se dirigiu para o local onde trocou tiros com alguns dos bandidos, mas sem sucesso. Fugiram em dois veículos ainda sem dados. Equipes do CTA que estavam em Presidente Dutra foram deslocadas para o local e já estão nas buscas com viaturas e outras Unidades, pois o Subcomandante Geral orientou e determinou o cerco no perímetro da região. Uma das viaturas ao passar em direção a Passagem Franca teve os 4 pneus furados por ouriços deixados pelos bandidos.
Parte da quadrilha e do armamento acabam de serem presos pela PM em uma barreira entre Timon e Teresina.
Os peritos coletaram material bélico no local do crime e devem comparar com o que foi apreendido. 




MÃE JOGA BEBÊ E CACHORRO PEGA E LEVA ATÉ UMA CASA MAIS PRÓXIMA

MÃE JOGA BEBÊ E CACHORRO PEGA E LEVA ATÉ UMA CASA MAIS PRÓXIMA


Uma mulher ainda não identificada pegou seu bebê ainda com o cordão umbilical  e jogou fora um cachorro avistou o bebê e imediatamente o pegou o recém nascido e o levou até a casa mais próxima. Levaram ao hospital e está passando bem segundasinformações fato ocorrido em São Paulo. 

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

HOMEM VIVE EM BURACO HÁ 25 ANOS

'Ele está feliz lá', diz irmã de homem que vive em buraco há 25 anos

Familiar acredita que é 'impossível' tirá-lo local: 'A força eu não vou trazer'.
Situação de homem, de 57 anos, motivou visita de juiz, em Nova Roma, GO.

Raimunda Tereza Calado é irmã de Antônio Calado, que vive dentro de um buraco há 25 anos, em Goiás (Foto: Aline Caetano/TJ-GO)
Antônio com a irmã: segundo ela, nenhum dos dois gosta muito de foto (Foto: Aline Caetano/TJ-GO)
Por inúmeras vezes, a dona de casa Raimunda Tereza Calado, de 37 anos, tentou tirar o irmão, Antônio Francisco Calado, de 57, do buraco onde ele vive desde 1990, em uma pequena propriedade rural de Nova Roma, no norte de Goiás. Mas todas elas foram em vão. A conclusão a que a mulher chegou é que é "impossível" fazê-lo sair e que é mais fácil tentar criar uma infraestrutura no local para que o homem viva melhor.
Ele está feliz lá, daquele jeito. Sinto que se fizer isso, é capaz até dele morrer em pouco tempo e eu respeito isso. A força, eu não vou trazer ele. Cada um tem que viver como quer. O que eu desejo é dar uma condição melhor de água, alimentação e moradia", disse ao G1.
A situação de Antônio motivou uma visita do juiz Everton Pereira Santos, na última terça-feira (27). O magistrado foi ao local e pesou a situação ao julgar procedentes dois pedidos de pensão pela morte dos pais e de interdição judicial, feitos pela irmã.
Também ajudou na decisão um laudo pericial apontado que Antônio tem esquizofrenia paranoide, doença mental que o fez considerar incapaz.
Mortes dos pais
Raimunda revela que Antônio sempre morou com os pais em uma pequena chácara da cidade. Quando o pai morreu, em 2000, o homem já começou a ficar, como ela diz, "mais perturbado". Porém, foi com o falecimento da mãe, em 2012, que a situação piorou, pois eles eram muito ligados.
Segundo a dona de casa, o irmão começou a cavar o buraco há 25 anos sem nenhum motivo aparente. "Ele ia lá, cavava e voltava para casa. Mas quando terminou resolveu morar lá. Ele nunca gostou de casa. Quando vai à minha, dorme no quintal, embaixo de um pé de manga", conta.
Caçula de 14 irmãos - dos quais três já morreram -, Raimunda é a familiar mais próxima de Antônio. Alguns irmãos, que moram em outros estados, pouco procuram saber informações sobre o parente.
Melhorias
Como curadora de Antônio, a irmã vai administrar os dois salários mínimos mensais a que o homem agora tem direito. Além disso, ela vai ter que empregar e prestar conta dos R$ 70 mil, referentes ao período retroativo. De acordo com o judiciário, o MP deve monitorar os gastos.
Ela diz que a ideia é construiu um barraco no local, mesmo que Antônio não viva nele. Outra ideia é fornecer água tratada para o irmão e alimentos com mais qualidade para que ele não se alimente apenas da pequena horta que cultiva.
"O que sinto por ele é amor. Faço qualquer coisa e corro atrás de tudo que estiver ao meu alcance para dar o melhor para ele", define.
Visita do juiz
A situação encontrada no local deixou o juiz Everton Pereira Santos intrigado. "Olha, é uma situação muito peculiar, indescritível. Ao mesmo tempo em que ele aparenta ter muita inteligência para usar técnicas na construção do buraco e manusear ferramentas, demonstra aparentes delírios, dizendo que conversa com os raios e trovões", disse ao G1.
Segundo o magistrado, Antônio não fala "coisa com coisa" e não consegue estabelecer uma linha de raciocínio clara e linear. Apesar disso, mostra lampejos, principalmente relacionados à construção, que fazem Santos acreditar até em coisa de outro mundo.
"Ele criou um sistema para que a água da chuva não entre no buraco e ele poder utilizá-la depois. É fantástico. Quem ensinou isso para ele? Tenho a impressão que ele tem contato com outro ser. Ele se inspira em alguém, é muito estranho", diz.
A residência de Antônio também impressionou o juiz. A construção, em formato oval e com aproximadamente 8 m², tem os cômodos divididos e só é possível chegar a pé. Ao entrar, existe a sala. De um dos lados, um oratório com duas imagens de santos e do outro o quarto, onde ele dorme sobre um pedaço de madeira com panos velhos.
Juiz visita buraco onde homem vive há 25 anos para decidir sobre ação em Goiás (Foto: Divulgação/TJ-GO)

Naufrágio mata imigrantes no Mar Egeu

Naufrágio mata imigrantes no Mar Egeu

Voluntário carrega bebê que estava em barco com 150 refugiados que virou nesta sexta-feira (30) (Foto: Giorgos Moutafis/Reuters)
Voluntário carrega bebê que estava em barco com 150 refugiados que virou nesta sexta-feira (30) (Foto: Giorgos Moutafis/Reuters)

Embarcação com 150 a bordo virou perto da ilha grega de Kalymnos.
Outras 135 pessoas foram resgatadas do mar com vida.

Pelo menos 22 migrantes morreram afogados na madrugada desta sexta-feira (30) perto das ilhas gregas de Kalymnos e Rodas, em dois novos naufrágios de embarcações procedentes daTurquia, anunciou a polícia portuária da Grécia. Entre os mortos estão 13 crianças.
Este novo drama se soma a uma série de naufrágios registrados nos dois últimos dias, que mataram 17 imigrantes, sendo 11 crianças.
O barco com cerca de 150 pessoas a bordo virou durante a noite perto de Kalymnos, na parte oriental do Mar Egeu, por onde passam diariamente milhares de refugiados.
A busca por sobreviventes prossegue com quatro barcos de patrulha gregos, um navio da agência europeia de controle das fronteiras externas da UE (Frontex) e um helicóptero.
ONU
Nesta quinta-feira (29), a Agência da ONU para os Refugiados manifestou sua preocupação com a "deterioração das condições meteorológicas" e seu reflexo sobre a situação dos imigrantes.
Desde o início de 2015, ao menos 560 mil imigrantes e refugiados chegaram à Grécia por mar, sobre o total de cerca de 700 mil imigrantes que aportaram na Europa cruzando o Mediterrâneo, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
Ao menos 3.200 pessoas morreram durante esta travessia, segundo a organização.
Um refugiado se prepara para entregar uma criança a um salva-vidas voluntário na ilha de Lesbos, na Grécia. O barco que eles estavam começou a afundar após atravessar o mar Egeu. Cerca de 150 imigrantes estavam a bordo, a maioria sírios. Não houve vítimas (Foto: Giorgos Moutafis/Reuters)
Um refugiado se prepara para entregar uma criança a um salva-vidas voluntário na ilha de Lesbos (Foto: Giorgos Moutafis/Reuters)

DESERTO DO ATACAMA COM FLORES

Fotos impressionantes mostram deserto do Atacama coberto de flores

El Niño provocou chuvas excepcionalmente fortes no norte do Chile. Deserto mais seco do mundo teve duas florações este ano.

Flores cobrem Deserto do Atacama, no Chile, na região de Huasco  (Foto: AFP Photo/Carlos Aguilar)
Flores cobrem Deserto do Atacama, no Chile, na região de Huasco (Foto: AFP Photo/Carlos Aguilar)
Um impressionante tapete de flores de cores vivas cobriu extensas áreas do deserto do Atacama, no Chile, região mais árida do mundo. A ocorrência inusitada é resultado do efeito do El Niño, aquecimento das águas do Oceano Pacífico relacionado a secas e enchentes em várias partes do mundo.
No norte do Chile, o fenômeno climático levou a uma vibrante explosão de milhares de flores, em uma intensidade que não era vista havia décadas.
 Tapete de flores cobre Deserto do Atacama  (Foto: AFP Photo/Carlos Aguilar)
Tapete de flores cobre Deserto do Atacama (Foto: AFP Photo/Carlos Aguilar)
"Este ano tem sido particularmente especial, porque a quantidade de chuva tornou este, talvez, o ano mais espetacular dos últimos 40 ou 50 anos", dise Raul Cespedes, especialista em deserto da Universidade do Atacama.
Segundo os especialistas, o El Niño provocou chuvas particularmente fortes no deserto mais seco do mundo este ano. Isso fez com que bulbos e rizomas dormentes de flores germinassem. "Quando você pensa no deserto, pensa em secura total, mas existe um ecossistema latente apenas esperando certas condições para emergir", disse Cespedes. 
  Flores de cor viva chamaram a atenção no Deserto do Atacama  (Foto: AFP Photo/Carlos Aguilar)
Flores de cor viva chamaram a atenção no Deserto do Atacama (Foto: AFP Photo/Carlos Aguilar)
As flores desabrocharam pela primeira vez em março. Agora, estão florescendo pela segunda vez no ano, no início do verão. Especialistas observam que ter duas florações no ano é um evento muito inusitado para o local.
 El Niño provocou chuvas que fizeram desabrochar flores no Deserto do Atacama  (Foto: AFP Photo/Carlos Aguilar)
El Niño provocou chuvas que fizeram desabrochar flores no Deserto do Atacama (Foto: AFP Photo/Carlos Aguilar)



HALLOWEEN EM POÇÃO DE PEDRAS

HALLOWEEN EM POÇÃO DE PEDRAS


Dia 30 de Outubro haverá uma grande FESTA HALLOWEEN em Poção de Pedras. 🎃🎊💥 

Garanta já a sua pulseira, vista a sua fantasia e  venha curtir esse grande evento. 🎃🎊👻

Com direito à drinks especiais, para virarmos a noite.🍸💥😋👯

Pulseiras à preço de: 20$.
Local: Bar do Lee
Hora: Às 21:00 hrs 

Haha 🎃👻💥

Obs: Quem não preferir vestir sua fantasia, pode ir com roupa preta. 💁🏿👗👕

Organização: Sônia Pedrosa
Contato: (99)9 8838-0843

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

FOME FAZ CRIANÇAS COMEREM GRAMA



Fome faz crianças se alimentarem de grama em país tomado pela guerra civil

ONU alerta que 4 milhões de pessoas correm risco de vida no Sudão do Sul e pede para ter acesso à região.


Miséria é tão intensa no Sudão do Sul que famílias comem grama para não passar fome. Foto: Reprodução
A ONU pede para que agências humanitárias tenham acesso a áreas de conflito num esforço para evitar que crianças morram de fome. Mas em Kaldak, no extremo leste do país, o impacto da guerra civil é evidente. Famílias são obrigadas a comer grama e folhas de árvores para sobreviver, diante da falta de ajuda.
Miséria é tão intensa no Sudão do Sul que famílias comem grama para não passar fome. Foto: Reprodução

Miséria é tão intensa no Sudão do Sul que famílias comem grama para não passar fome. Foto: Reprodução
Miséria é tão intensa no Sudão do Sul que famílias comem grama para não passar fome. Foto: Reprodução


quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Criatura é encontrada em rio no Paraguai e intriga moradores

Criatura é encontrada em rio no Paraguai e intriga moradores

Criatura boiando em rio (Fotos: Reprodução)
Uma criatura em decomposição foi encontrada nas margens de um rio na cidade de Carmen del Paraná, no Paraguai, e está intrigando e assustando os moradores da região.
Segundo a imprensa local, Javier Medina, chefe do Corpo de Bombeiros, disse que, inicialmente, a equipe pensou que o corpo fosse de alguma espécie de macaco. No entanto, não conseguiram confirmar as suspeitas devido ao avançado estado de decomposição. 
O médico forense Pablo Lemir diz o processo de decomposição pode alterar alguns traços físicos, mas a criatura parece ser um primata com características humanas. 
Um vídeo que mostra a ação de bombeiros no local viralizou e fez os moradores criarem teorias para o que seria o animal. Enquanto alguns acreditam que o corpo pode ser um extraterrestre, outros apontam que o bicho seja o Chupacabra - criatura que, segundo a crença popular, ataca animais em áreas rurais. 
Ainda de acordo com a imprensa local, o caso está sendo analisado pela Faculdade de Ciências Biológicas e Naturais.



UMA GRANDE FESTA DE CASAMENTO NO POVOADO BELA VISTA (PACAS)

UMA GRANDE FESTA DE CASAMENTO NO POVOADO BELA VISTA  (PACAS)
Janaildo, Pe. José Geraldo e Mayara / foto: Francivaldo Silva

No último sábado, dia 24 de outubro na comunidade Bela Vista (Pacas), foi realizado o Casamento (Matrimonio) de Mayara Mota e Janaildo Silva, ambos residente da comunidade Povoado Pacas, município de Pedreiras, um acontecimento diferenciado e como se diz: "o casamento do ano", por se tratar de um casal bem popular no povoado.  Mayara tem um carisma cativante e uma simplicidade magnífica é catequista, filha de Antônio Maurício, ministro da Palavra da igreja católica. Ela exerce a função de secretária na escola onde trabalha. 
A cerimônia foi celebrada na igreja local pelo padre José Geraldo Teófilo e que o diga os fiés tem uma capacidade inconfundível no quesito celebração de casamento. No meio da celebração o Padre pediu que a noiva fizesse uma declaração ao noivo, a mesma deu um show a parte, quando cantou a música sacra: em nome do nosso amor , do cantor Jhonny. 
Com recepção no sítio da mãezinha para todos os convidados. Nossos parabéns ao casal e votos de uma vida feliz, baseada no amor, respeito e dedicação um ao outro.

VEJA AS IMAGENS





JOVEM É ENCONTRADO ENFORCADO E COM PÉS E MÃOS AMARRADOS COM CORDA

JOVEM É ENCONTRADO ENFORCADO E COM PÉS E MÃOS AMARRADOS COM CORDA


A Polícia Judiciária Civil (PJC) registrou um suposto suicídio na noite desta terça-feira (27), por volta das 22h, em uma residência da rua dos Cravos, bairro Jardim Violetas, município de Sinop. A vítima foi um jovem de 19 anos, que não teve o nome divulgado.

Apesar de o jovem estar pendurado pelo pescoço, com uma corda, as autoridades podem abrir um inquérito com duas linhas de investigação, uma vez que o caso pode se tratar de outro crime, pois o rapaz estava com as mãos e pés amarrados.

O pai do jovem foi quem cortou a corda. Ele e a esposa estavam na igreja e quando chegaram, encontraram a vítima pendurada. Ele ainda chegou a acionar uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros, mas o rapaz já estava sem sinal de vida.

O corpo foi recolhido pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e removido ao Instituto Médico Legal (IML) para realização dos exames de necropsias. Em seguida liberado aos familiares para dar início ao velório e posteriormente o sepultamento.

O jovem fazia uso de remédios controlados, pois tinha depressão.

QUEM SERÁ O CANDIDATO A PREFEITO DA OPOSIÇÃO EM POÇÃO DE PEDRAS?

QUEM SERÁ O CANDIDATO A PREFEITO DA OPOSIÇÃO EM POÇÃO DE PEDRAS?


Pré-candidatos a prefeito de Poção de Pedras

O Blog Beira Rio Online recebeu informações internas do grupo da oposição dos possíveis candidatos a prefeito da oposição para a próxima eleição em Poção de Pedras.

O povo de Poção de Pedras está na expectativa de uma decisão concreta sobre o candidato a prefeito escolhido entre o grupo da oposição para a eleição de 2016. Porque muita demora na escolha? 
As informações da hora é que há vários pré-candidatos a prefeito querendo concorrer as eleições para prefeito em 2016 pela oposição.
Pesquisas e pesquisas são realizadas no município de Poção de Pedras e os lideres da oposição fazem reuniões e reuniões para decidirem o candidato real e apresentar ao povo, mas são vários candidatos  a prefeito que querem concorrer as eleições do próximo ano, então haja demora na escolha!
 As possibilidades de candidatos a prefeito da oposição são: GILDÁSIO, NILTON CROÁ, LEÃO XIII, ADAILZA, JÚLIO CÉSAR E ZÉ FILHO.
 Governo e oposição, com certeza já tiveram acesso aos resultados de pesquisas realizadas no município, dados estes que são analisados pelas partes.

Será estratégia da oposição essa demora?

Grande número pessoas entraram em contato com o Blog, querendo saber informações dos possíveis candidatos da oposição a prefeito de Poção de Pedras.
 Em breve mais informações...




terça-feira, 27 de outubro de 2015

MORRE O PORQUINHO COM O OLHO NA TESTA

MORRE O PORQUINHO QUE NASCEU COM O OLHO NA TESTA


Morre o porquinho que tinha um olho na testa. Sua morte foi por volta das 06:30 horas de hoje (27).



VEJA A MATÉRIA ANTERIOR

Na madrugada de hoje (26 de outubro), em Fortaleza Beira Rio, nasceu um porco com um olho na testa, caso raro no Maranhão.
A porca teve 16 filhotes. Paulo, o proprietário da porca, morador de Fortaleza Beira Rio, falou que o porquinho não enxerga, mas vai cuidar muito bem dele.
Vários curiosos já frequentam o local para ter a certeza do fato.

Fortaleza Beira Rio, fica localizado no município de Poção de Pedras no Maranhão.











Tragédia: CASA PEGA FOGO E HOMEM MORRE CARBONIZADO

Tragédia: casa pega fogo e homem morre carbonizado em Duque Bacelar-MA


Uma residência no Alto dos Mandis na cidade de Duque Bacelar interior do estado do Maranhão pegou fogo na madrugada desta segunda-feira (26), localizada às margens do Beira-rio, no local uma pessoa que estava em seu interior morreu carbonizado, o mesmo foi identificada por Jardel Maxson Ramos da Silva 44 anos.

87g

Ao tomarem conhecimento da ocorrência policiais do destacamento daquele município estiveram no local para colher mais detalhes da ocorrência, tanto a PM como os investigadores de Polícia Civil, acredita-se que o incêndio tenha acontecido de forma acidental.
No entanto a polícia civil do município de Coelho Neto que também responde pela aquela cidade não descarta a possibilidade de crIme. Todas as causas e circunstâncias da ocorrência trágica estão sendo investigadas.

54f

Primeiro parque híbrido de energia renovável do país é inaugurado em PE

Primeiro parque híbrido de energia renovável do país é inaugurado em PE


De acordo com o Governo do Estado, empreendimento é pioneiro no Brasil.
Local já iniciou atividades e une a geração de energia solar com a eólica.

Parque híbrido de energia renovável em Tacaratu, PE (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)
Parque híbrido de energia renovável em Tacaratu, PE (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)
O primeiro parque híbrido do Brasil - que une a geração de energia solar e eólica - foi inaugurado nesta sexta-feira (25) em Tacaratu, na Região do São Franciso de Pernambuco, De acordo com a assessoria de imprensa do governo do Estado, as atividades já foram iniciadas no local.

Também segundo o departamento de Comunicação, o empreendimento é formado por duas usinas fotovoltaicas com potência instalada de 11 megawatts, sendo - a partir desta sexta - o maior parque fotovoltaico em operação no país. Além das usinas, há um parque eólico de 80 megawatts. Juntos, são capazes de gerar 340 gigawatt-hora  por ano, volume suficiente para abastecer 250 mil residências. O investimento total no Complexo Fontes foi de em média R$ 660 milhões.
"Nesse momento, Pernambuco e Tacaratu aumentam em mais de 30% a capacidade instalada de geração de energia solar no país", disse o Secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Thiago Norões. O modelo híbrido se mostra viável em 60% do território pernambucano, conforme informou a assessoria do estado. Estão mapeados 762 gigawatts com potencial competitivo no estado, como aponta o Atlas Eólico e Solar de Pernambuco.


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

PORCO NASCE COM UM OLHO NA TESTA EM FORTALEZA BEIRA RIO

PORCO NASCE COM UM OLHO NA TESTA EM FORTALEZA BEIRA RIO
Porquinho com olho na testa / foto: Neilton e José Augusto

Na madrugada de hoje (26 de outubro), em Fortaleza Beira Rio, nasceu um porco com um olho na testa, caso raro no Maranhão.
A porca teve 16 filhotes. Paulo, o proprietário da porca, morador de Fortaleza Beira Rio, falou que o porquinho não enxerga, mas vai cuidar muito bem dele.
Vários curiosos já frequentam o local para ter a certeza do fato.

Fortaleza Beira Rio, fica localizado no município de Poção de Pedras no Maranhão.











Com máscara e roupa de mulher, detento tenta fugir em Goiás

Com máscara e roupa de mulher, detento tenta fugir em Goiás



Um preso usou uma máscara de silicone com feições de uma idosa para tentar fugir da penitenciária Coronel Odenir Guimarães, em Aparecida de Goiânia (GO
Usando uma máscara de silicone com a fisionomia de uma idosa e vestido de mulher, um detento tentou aproveitar o momento em que as visitas deixavam a penitenciária Coronel Odenir Guimarães, em Aparecida de Goiânia (GO), para escapar, no final da tarde de domingo (25). 
Clodoaldo Antônio Felipe, 44, conhecido como "Gasolina", foi descoberto e impedido de fugir pela segurança prisional, segundo a SEAP-GO (Superintendência Executiva de Administração Penitenciária de Goiás). 
Após a tentativa de fuga, o detento ficará isolado dos demais presidiários por 30 dias e terá restrições quanto a visitas. 

Uma sindicância interna da Superintendência Executiva de Administração Penitenciária vai apurar as circunstâncias da tentativa de fuga, diz a instituição em nota.

Concurso de beleza valoriza diversidade do povo indígena

Concurso de beleza valoriza diversidade do povo indígena


Entre as representantes das etnias brasileiras, houve variedade de pinturas corporais, colares, cocares e adereços


Público presente na Arena Verde dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI) em Palmas (TO) na noite do úlimo sábado (24) pôde conferir um desfile de beleza indígena. Segundo a organização dos JMPI, esse tipo de apresentação é bem tradicional nas festividades indígenas e desta vez reuniu representantes de diversos países.



Um tapete vermelho foi colocado no meio da arena e os atletas que, mais cedo, no período da tarde, participaram das demonstrações das modalidades tradicionais, se sentaram para prestigiar e torcer pelas representantes de suas aldeias. “Esse momento dos jogos foi pensado para mostrar a beleza da mulher indígena. Essa prática é muito comum nas aldeias. Não é uma disputa. Queremos mostrar que a beleza não é definida se a mulher é magra ou não, a finalidade é mostrar a beleza peculiar de cada etnia”, explicou o articulador dos Jogos Mundiais Indígenas, Carlos Terena.

Mulheres de diversas etnias participam de desfile de beleza indígena durante os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Mulheres de diversas etnias participam de desfile de beleza indígena durante os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Cerca de 50 mulheres se apresentaram cada uma com pinturas e adereços típicos de suas etnias. Algumas garotas pareciam mais tímidas do que outras, porém, os gritos que vinham da arquibancada serviam de incentivo. A maior parte da torcida era para as modelos das etnias brasileiras, porém, representantes de delegações estrangeiras foram bastante aplaudidas pelas 7 mil pessoas que lotaram as arquibancadas.
Foi assim com a represente do México, que usava um vestido colorido, com flores bordadas e cabelos trançados; e as indígenas Maori que desfilaram fazendo caretas para o público. Na tradição Maori, os olhos arregalados e as caretas são para mostrar a força interior da etnia da Nova Zelândia.
Entre as representantes das etnias brasileiras o que se viu foi uma diversidade grande de pinturas corporais, colares, cocares e adereços que traziam para o tapete vermelho do desfile as características de cada povo.
As oito "guerreiras" que representavam o povo Pataxó da Bahia abriram desfile usando saias, tops e colares que foram desenvolvidos pela designer Ludmila Pataxó. Sementes, penas, fibras, miçangas, palhas e sementes são materiais adotados pela maioria das etnias brasileiras.
Os corpos pintados também são outra característica marcante. Atenta a cada detalhe do desfile, a menina Jemina, 9 anos, da etnia Gavião, do Pará, foi prestigiar a prima que participava do evento, mas acabou se encantando com uma representante de outro povo. “Eu achei que a mais bonita foi a moça do povo Carajá por causa das pinturas. Quando eu crescer eu também vou querer desfilar”, disse.
Brama Gavião foi umas das participantes do desfile. Ela conta que foi escolhida para representar sua etnia no desfile desse sábado em uma espécie de eliminatória com mais dez garotas de diversas aldeias. “Eu amei representar o meu povo, foi muito especial. Eu vim aqui para representar a cultura do meu povo e acho que consegui”, comemorou.