quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Professores, alunos e pais elegerão, pela primeira vez, diretores nesta quinta-feira

Professores, alunos e pais elegerão, pela primeira vez, diretores nesta quinta-feira

No município de Poção de Pedras a eleição para diretores contará com chapa única. Chapa no qual participam os candidatos: Maria Ribeiro, Leila e Ismar Leite, representando a escola estadual Joaquim Salviano.
Todos os anexos participaram das eleições.

Nesta quinta-feira (10), professores, funcionários de escola, pais e alunos participarão, das 8h às 17h30 (regime matutino e vespertino) e das 8h às 20h (regime noturno), das eleições diretas para diretor na rede estadual. A medida, anunciada pelo governo do estado no começo do ano, é fruto da luta do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) pela democratização do ambiente escolar.
Segundo o presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, os trabalhadores que foram às ruas nos últimos anos ao lado do Sindicato para defender a bandeira das eleições diretas nas escolas devem reforçar o processo democrático. “As primeiras eleições precisam da participação de toda a categoria. É  uma vitória que precisa ser exaltada”, frisou.
O dirigente ressalta ainda que os profissionais, além da participação com o voto, devem garantir a transparência das eleições, atuando como fiscalizadores para efetivar a concretização da conquista. “O zelo do processo eleitoral é  responsabilidade do conjunto dos trabalhadores. Por isso, é  preciso mobilizar todos nessa tarefa”, destacou Pinheiro.
Preparação. Antes do dia de eleição, os candidatos ao cargo de diretor e diretor-adjunto passaram por várias atividades de formação. O objetivo foi compreender o papel da escola, o funcionamento do cargo e quais serão os desafios a serem enfrentados para melhorar a educação pública no estado.
Ao final dessas atividades, o conhecimento adquirido dos candidatos foi submetido à prova escrita e aqueles que obtiveram aproveitamento de 75% nas avaliações foram credenciados para as eleições.
Nas escolas nas quais os trabalhadores não manifestaram interesse em colocar seus nomes para a direção, a escolha do gestor se dará por meio da indicação pelo governo do estado.
Apuração. Com objetivo de equilibrar os pesos dos votos, o governo do estado adotou o critério da proporcionalidade. Nas escolas com Ensino Médio, os votos dos professores valerão 54%, os funcionários da escola 23% e a indicação dos pais e alunos 23%. Nas unidades de Ensino Fundamental, por outro lado, os votos foram divididos entre 60% aos professores e funcionários e 40% aos pais e estudantes.
Mandato. De acordo com o edital, após a publicação dos resultados, os trabalhadores eleitos serão convocados, em até 15 dias, para a assinatura do contrato, comprometendo-se, entre outras funções, em apresentar metas qualificativas e qualificativas que serão colocadas como alvo durante os dois anos de gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário