Presos do Maranhão agora têm direito a TV LED, frutas, shampoo e condicionador na cela
A portaria nº 743 foi publicada no Diário Oficial no último dia 28 e entrou em vigor hoje em todas as unidades prisionais do estado.
Superlotadas, celas de Pedrinhas podem ter agora TV de LCD/ Foto - Reprodução
Presos que estão ou que estiverem sob a custódia do Estado do Maranhão ganharam um pouco de conforto no cárcere. Portaria nº 743, da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), que dispõe sobre os objetos, materiais e respectivas quantidades permitidos em cela, prevê algumas regalias aos apenados, uma delas a instalação de aparelhos de TV. A portaria foi publicada no Diário Oficial no último dia 28 e entrou em vigor hoje em todas as unidades prisionais do estado.
O artigo 2º da portaria diz que cada preso terá direito, nos dias de visita, a uma TV LCD/LED de até 32 polegadas ou até 21 polegadas se a TV for de tubo desde que haja disponibilidade estrutural originária, tais como espaço e instalação elétrica que permitam a instalação dos aparelhos. Caberá aos familiares de cada apenado fornecer os televisores para uso no cárcere. Alguém tem duvida de que haverá pressão dos detentos para que a Sejap providencie a estrutura necessária ao gozo da regalia?
Os detentos também terão direito a um rádio por cela, além de frutas (banana ou maçã), shampoo, condicionador, suco, refrigerante, leite em pó e biscoito.
Quanto ao vestuário, para os homens, serão permitidos até três cuecas totalmente brancas e sem forro, duas toalhas brancas e dois lençóis na cor azul clara (sem estampa). Já as mulheres têm direito a até três
Os presos também podem ter nas celas até quatro fotografias do cônjuge ou parentes (sem alusão a violência ou erotismo), até três cartas, somente de familiares, para enviar ou manter na cela, ventilador, repelente, livros, revistas, gibis, passatempo, entre outros itens.
De acordo com a portaria, só terão direito a regalias como TV LCD ou LED, rádio, leite em pó, biscoito, suco, refrigerante, frutas, shampoo e condicionador os presos de comportamento exemplar.
Mas a experiência mostra que em ambientes onde impera a tensão, o conflito e a hostilidade, a exemplo do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, o que prevalece é a lei do mais forte – ou do mais esperto.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário